segunda-feira, 12 de maio de 2008

Ignorância e Barbaridade

"Tribulação e angústia virão sobra a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego. glória, porém, e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem, ao judeu primeiro e também ao grego. Porque para com Deus não há acepção de pessoas". Romanos 2.9-11.

O "pecado" da criança foi escolher andar por um caminho reservado a membros de uma casta superior. Um homem enfurecido com a "afronta" resolveu se vingar: jogou a menina de apenas 6 anos a uma fogueira à beira da estrada. Amigo leitor, 6 anos! O caso aconteceu na cidade de Mathura, no estado de Uttar Pradesh, Índia.
A menina, que está em condição gravíssima, é uma dalit (ou intocável), grupo que sofre forte discriminação. O sistema de castas na Índia tem suas amarras desatadas aos poucos nas grandes cidades, mas se mantém enraizado em muitas localidades de áreas rurais do segundo país mais populoso do mundo.
A Constituição indiana proíbe qualquer forma de preconceito baseada no sistema de castas.
Os hindus acreditam que haja cinco grupos de pessoas - quatro deles se originaram do corpo do primeiro homem na Terra. Os dalits não estão entre eles, pertencendo, assim, segundo a tradição, a uma casta inferior.
Fonte: Jornal "O Globo" 30/04/2008.

Nenhum comentário: