sábado, 10 de maio de 2008

Geração Microondas

“Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.” (Salmo 40:1)

Não temos mais paciência pra esperar as coisas. E é muito difícil que seja diferente, pois tudo hoje acontece muito rapidamente. As informações, por exemplo, são transmitidas em tempo real de um lado para o outro do globo. Assim como já foi dito na profecia bíblica, as distâncias encurtaram, pois a tecnologia até isso conseguiu fazer, devido ao aprimoramento dos meios de transporte.

É por isso que vivemos no que se pode chamar de “geração microondas”. Não queremos esperar mais nada. É tudo instantâneo, rápido.

Os efeitos dessa velocidade podem ser sentidos em vários aspectos. Até a forma de nos relacionarmos é influenciada por essa correnteza malvada da pressa, da irreflexão.

Mas nem tudo na vida é assim veloz. Freqüentemente somos por ela ensinados a esperar e isso muitas vezes nos incomoda e, às vezes, machuca. Somos muito infantis e desejamos as coisas antes da hora, mas o Pai sabe sempre o momento certo.

Por isso, é salutar o exercício de pensarmos, de vez em quando, por que e para onde estamos correndo. Refletir sobre se tudo isso vale a pena também é importante. Enfim, não podemos permitir que fiquemos escravos da instantaneidade, sob pena de, primeiro, nos privarmos das coisas que são realmente importantes e, segundo, querermos antecipar aquilo que ainda não encontrou o seu tempo propício.

Nenhum comentário: