domingo, 23 de março de 2008

Ressureto

Sei que os posts por aqui andam bem grandes e que nem todos tem tempo pra ler textos tão longos, mas não posso deixar de aproveitar o ensejo da páscoa para apresentar esse belíssimo artigo do pastor Craig Harris, que foi traduzido por meu amigo Edgard, do Caxassa Filosofal.

"Hoje é Domingo de Páscoa, o dia em que nós, Cristãos, celebramos a morte, enterro e Ressurreição de Jesus.

Mas ele realmente ressuscitou? Se não, Ele era um mentiroso - ou um louco. Se ele não se reergueu, então nossa fé é inútil e não há vida após a morte. Toda a Bíblia é uma farsa, de fato, se Jesus não ressuscitou.

Então, há alguma evidência real de que a ressurreição do Cristo efetivamente aconteceu, ou ela é só um mito? Pois eu gostaria de compartilhar com vocês algumas evidências sólidas de que a ressurreição realmente aconteceu:

1. Primeiro, a confiabilidade das Escrituras. Você sabia que existem mais de 25.000 manuscritos do Novo Testamento Grego? É muita coisa. Alguns manuscritos datam de 100 anos dos escritos originais, e todos concordam entre si (sim, com algumas diferenças menores, mas há tantas cópias deles disponíveis que podemos olhar para elas e ter uma imagem bem acurada do que os Evangelistas disseram). Isso significa que a Bíblia é extremamente confiável como documento histórico.

2. Segundo, temos escritos de historiadores fora da Bíblia que corroboram as histórias dentro dela. Esses historiadores, como Plínio, o Moço, Ptolemy, Tácitus e Flávius Josefus não somente mencionam reis, governadores, datas e locais citados na Bíblia como também mencionam os Apóstolos e o Próprio Jesus;

3. Terceiro, a tumba vazia. Todos os evangelistas mencionam que a tumba estava vazia na manhã do Domingo de Páscoa. Se havia um corpo lá, então os Romanos e líderes Judeus simplesmente poderiam exibi-lo, o que teria acabado com o Cristianismo naquele exato momento. Se lembrem, a tumba estava bem guardada. Ademais, segundo a Bíblia mulheres viram a tumba vazia primeiro, o que jamais ocorreria na ficção judaica da época. Então, deve ser verdade.

4. Paulo escreve na 1ª Carta aos Coríntios que 500 pessoas viram Jesus após a ressurreição. Paulo escreveu isso 20 anos após a a ressurreição, e pontua que a maioria estava ainda viva e podia checar o que disseram. Ninguém disputa a validade e historicidade de Paulo ou da 1ª Carta aos Coríntios, e 500 pessoas não têm a mesma alucinação;

5.Por que os primeiros Cristãos celebraram a Comunhão e o Batismo se Jesus permaneceu morto? A história mostra que os Cristãos começaram a celebrar a última Ceia em 20 anos após a ressurreição. A Comunhão celebra o sacrifício vicário de Jesus celebrando o sangue que Ele derramou e como o Seu corpo foi quebrado. Por que eles fariam isso se a morte de Jesus não tivesse sentido? Seria como um Fã Clube de John F. Kennedy celebrando sua morte ao invés de sua morte e legado. Ademais, os primeiros cristãos mudaram o sentido do batismo do ritual judaico de purificação para o significado de Romanos 6:4;

6. Por que os discípulos morreriam por uma mentira? Vemos nos evangelhos que eles eram, basicamente, covardes. Por que esses medrosos de repente se tornaram leões da fé? Sim, pessoas morrem por aquilo que acreditam ser verdade, mas pessoas não morrem por aquilo que sabem que NÃO é verdade. E a história mostra que todos os Apóstolos morreram por sua fé, exceto João.

7.A emergência e o crescimento da Igreja. A Igreja começou como um pequeno grupelho composto de pessoas pobres que eram mortas e perseguidas por suas crenças. Em 200 anos, conquistaram Roma. Chamamos nossos cães de Nero e César e nossos filhos de João e Paulo. Milhares de Igrejas e vidas mudadas permanecem como um testamento da Ressurreição;

8.A conversão dos céticos. Inúmeros descrentes, inclusive os próprios irmãos de Jesus, Paulo e ateus puseram sua fé em Jesus após vê-Lo vivo ou examinar as evidências;

Finalmente, os encontros que ainda hoje ocorrem com Jesus. Milhões ao longo da História tiveram uma história de conversão. Sabemos que Jesus está vivo por que O sentimos, conhecemos e experimentamos.

Essas são as boas notícias: Deus veio a Terra, nos redimiu e pode ser sentido por nós. Neste domingo de Páscoa, se lembre, nós não celebramos a boa vida de um homem morto, nós celebramos a Ressurreição do Salvador que nos fez, nos ama e quer nos conhecer. Feliz páscoa, da minha Família para a sua."

Anderson

Nenhum comentário: