domingo, 2 de março de 2008

Culpa e graça

O clássico “Os irmãos Karamazovi”, de Dostoiévski mostra o drama do jovem cristão Aleksei, que se via às voltas com um sentimento de culpa muito forte. Comentando a obra, um professor de filosofia disse-me que era esse o ponto negativo do cristianismo: a culpa.
De fato, muitos cristãos vivem torturados pela culpa. Claro que isso muitas vezes decorre da crença em um evangelho legalista, mas é verdade também que nem sempre é fácil discernir arrependimento, que é um sentimento saudável e cristão, da culpa, que é o remorso.
Devemos compreender que, apesar da vida cristã almejar a perfeição, esta só será alcançada na glória. A salvação é um processo e devemos saber que nesse caminho os tropeços são até naturais, e mais que isso, revelam a grandeza da graça do Pai. Deus conhece nossa estrutura e compreende nossos erros. Ele não quer que vivamos à sombra do medo e da culpa.

Anderson

2 comentários:

Franck disse...

K"Eu não sei nada, exceto uma coisa que todos sabem - quando a graça dança, eu tambem devo dançar"
Há cheguei à conclusão de que as duas causas principais da maioria dos problemas emocionais entre os cristãos evangélicos são estas:O fracasso em entender,receber e viver a graça e o perdão incondicionas de Deus;e o fracasso de distribuir esse amor,perdão e graça incondicionais aos outros...Nós lemos,ouvimos,cremos em uma boa teologia da graça.Mas não é assim que vivemos.As boas novas do evanglho da graça não petetram no nível de nossas emoções.

[A][L][B][E][R][T][O] [D][U][A][R][T][E] disse...

FALA PEIXE, RAPAZ VC TA IGUALZINHO JOÃO CALVINO EM REUNIÃO COM JHON KNOX, DEBATANDO COM OS ARMINIOS SOBRE PREDESTIÇÃO E LIVRE ARBITRIO,RSRSRSRS!!! PARABÉNS SANTO, SEU BLOG TA MASSA, REALMENTE MUITO DESAFIADOR. GOSTEI DESSE TOPICO, CULPA E GRAÇA, COMCERTEZA, A NOSSA PEFEIÇÃO SÓ ESTARÁ REALMETE CONCRETIZADA QUANDO ESTIVERMMOS COM O SENHOR JESUS, COMO ESTÁ DESCRITO EM FILIPENSES CAPI 1 VES 6, AQUELE QUE COMEÇOU A OBRA EM NÓS É FIEL E JUSTO PARA COMPLETA-LA NO DIA DE CRISTO JESUS...!!! FICA COM DEUS SEMPRE CARLOS HADOM SPURGEON,KKKKK!!!