terça-feira, 8 de abril de 2008

Os cinco "Solas" da Reforma Protestante

Esteios da fé cristã reformada, o conhecimento do significado dessas cinco premissas doutrinárias é de fundamental importância para a compreensão correta das Escrituras Sagradas e para um exercício sadio da fé na sociedade.
Iniciaremos nossa exposição pelo "Solus Christus", tendo por base a Declaração de Cambridge.
"Reafirmamos que nossa salvação é realizada unicamente pela obra mediatória do Cristo histórico. Sua vida sem pecado e sua expiação por si só são suficientes para nossa justificação e reconciliação com o Pai. Negamos que o evangelho esteja sendo pregado se a obra substitutiva de Cristo não estiver sendo declarada e a fé em Cristo e sua obra não estiver sendo invocada".
"À medida que a fé evangélica se secularizou, seus interesses se confundiram com os da cultura. O resultado é uma perda de valores absolutos, um individualismo permissivo, a substituição da santidade pela integridade, do arrependimento pela recuperação, da verdade pela intuição, da fé pelo sentimento, da providência pelo acaso e da esperança duradoura pela gratificação imediata. Cristo e sua cruz se deslocaram do centro de nossa visão."

Um comentário:

Anderson disse...

Cristo somente: Precisamos resgatar isso! Em algumas "igrejas", Cristo não é mais o centro, mas o dinheiro tomou o Seu lugar...