sexta-feira, 20 de junho de 2008

O Caminho

“Respondeu-lhes Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vai ao Pai senão por mim”. João 14.6
Jesus, com essas palavras, estava respondendo ao questionamento de Tomé e instruindo os apóstolos acerca do reino de Deus. Já havia predito quem o trairia e até alguns gregos desejaram conhecê-lo. Havia ministrado uma lição de humildade ao lavar os pés dos seus discípulos e falava-lhes, naquele instante, de uma morada celestial que Ele lhes estava preparando. Mas os discípulos não entenderam... como saber o caminho se eles não sabiam para onde Jesus iria?
Por quê, amigos leitores, Jesus afirma que Ele é o caminho?
É sabido que os mestres da antiguidade clássica cultivavam o hábito de ensinar enquanto caminhavam. A natureza era uma grande sala de aula.
Na Grécia antiga havia até uma escola denominada “Peripatus” ou “Escola Peripatética”, pois peripatus era o nome de um caminho utilizado pelos professores para ministrar as aulas aos seus pupilos.
Jesus também tinha esse costume, constituindo-se num Mestre peregrino por excelência. Em suas andanças pela Palestina, Ele ensinou, pregou e operou diversos milagres, numa simbiose perfeita entre as suas palavras e os seus atos.
Neste sentido, quando Jesus afirma que Ele é o caminho, está nos mostrando em que direção seguir. “Caminho” denota justamente isso: direção, alvo, objetivo, destino. Jesus é o nosso rumo certo.
Em Hebreus 12.1-2 está escrito: “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvens de testemunhas, desembaraçando-nos de todo o peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus”.
Quando Jesus nos é apresentado, abre-se para nós a oportunidade de tomar a mais importante decisão de nossas vidas – em que direção devemos seguir? Por onde ir?
A Bíblia nos mostra claramente que só há um Deus e só um caminho para se chegar até Ele. Jesus é o caminho. Lucas afirma, em Atos 4.12: “não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”.
É fundamental observar, neste versículo, que o artigo empregado no texto é definido: “Eu sou o caminho”. Verifica-se, até gramaticamente, que Jesus não é “um” dos caminhos, Ele é o único caminho.
Nota-se, por conseguinte, que o famoso ditado popular “todos os caminhos levam a Deus” está errado. É um engodo para as mentes dos incautos. Só há um meio. Por isso, Paulo, quando escreve a Timóteo (2.5), afirma: ”Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem”.
Portanto, hoje e sempre, se alguém deseja ser salvo precisa receber Jesus em seu coração como Salvador.
Se você não segue a Jesus, está na direção errada. E quando erramos o caminho, distanciamo-nos do nosso alvo, fugimos ao nosso objetivo. Quando pegamos uma estrada errada, perdemos tempo. Às vezes, muito tempo. Isso faz com que a vida passe muito rápido, pois ao desfrutarmos situações novas e inesperadas somos tentados a viver imersos nesta ilusão, atribuindo um valor demasiado ao que não vale a pena.
É triste estar no caminho errado, a deriva das sensações e dos sentidos. Errar o caminho é ruim sim. Mas não saber para onde ir é ainda pior.
Um barco à deriva é constantemente açoitado pelo vento e fustigado pelas ondas. Ele tem apenas um destino: o naufrágio. Ao afundar, esse barco levará consigo muitas vidas e silenciará eternamente os sonhos de seus tripulantes.
O salmista Davi, sabedor de tudo isso, rogou ao Senhor: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”.
Percebam, pois, que Jesus é o caminho seguro rumo a vida eterna, é a lâmpada para os nossos pés e a luz da nossa jornada.
Deus te abençoe!!

Um comentário:

Anderson disse...

Muito coerente o texto.
É necessário reafirmarmos a verdade absoluta do evangelho.
Acho que algumas pessoas tremem quando ouvem a palavra "absoluto". Não conseguem compreender que nem tudo pode ser relativizado nesse mundo. A verdade cristã é uma delas.
Respeitamos muito as outras formas de percepção do divino, mas a salvação necessária e suficiente está unicamente em Jesus.