Há alguns anos, a administração da minha cidade percebeu que é um bom negócio investir nos festejos juninos. Desse modo, muitos recursos públicos são dirigidos anualmente para a promoção dessa festa, que acaba atraindo turistas e movimentando a economia da cidade.
Até aí, ao que parece, ninguém nunca se incomodou. Mas, neste ano, resolveram denominar a festa de São João Xangô Menino.
Isto, porém, foi suficiente para instaurar a polêmica, sobretudo entre os evangélicos. Enquanto a festa era apenas de São João não tinha problema, mas foi só meter Xangô Menino no meio para muitos se sentirem ofendidos...
Para mim, São João e Xangô Menino também são a mesma coisa: meros ídolos. Eles simplesmente não existem (é claro que João Batista foi chamado por Jesus de “o maior entre os nascidos de mulher”, mas ele já morreu, e nada mais pode fazer).
O que me incomoda é que temas como esse são capazes de provocar uma mobilização entre nós evangélicos, todavia, as pessoas que morrem diariamente sem Jesus, o mau uso do dinheiro público, os problemas sociais e outras questões muito mais relevantes, não encontram muito espaço em nossos círculos.
Que Deus nos ajude a nos preocupar com o que realmente tem importância.
8 comentários:
É verdade Andinho. Há um preconceito muito grande entre nós, "evangélicos" e as religiões de origem africana.
Na verdade, engasgamos com os mosquitos e esquecemos dos grandes problemas que nos afligem, entre eles, a violência, heresias etc.
São João pode, xangô não...
Onde há a mesma razão há o mesmo direito, não é vero?
Pois é. Parece que coerência não é o forte dos crentes...
É verdade Anderson...Qual é a diferença entre 'São joão e Xangô Menino' eu acredito que não existe diferença nenhuma,são todos a mesma coisa,more ídolos.
Franck, muito obrigado por sua visita!
Abs
Particularmente não gosto da idéia de ouvir pelas ruas de minha cidade que um festejo recebeu o nome de Xangô menino. Do mesmo modo que nao comungo da tradição de festejos a ídolos quer sejam eles personagens biblicos ou não. Mas é espantoso v o quanto isso repercutiu no meio evangelico, parece que os "crentes" ainda se idignam com alguma coisa!0/.Prefiro ficar com as palavras de uma professora minha, que quando indagada sobre o assunto respondeu: O povo evangélico nao têm que dá palpite em nada, o festejo não é para eles nem lá eles "vão"!. O povo de Deus está aqui para denunciar o pecado, quer seja ele a corrupção, a mentira, adoração a ídolos toda e qualquer iniquidade!
Shalom
É isso aí, Tinha. Tem toda a razão!
Bjo
Postar um comentário