domingo, 12 de dezembro de 2010

SOLA GRATIA Recomenda: Grande Sertão: Veredas

Depois de um bom tempo sem postar, compareço agora para recomendar a leitura de um grande livro. Há poucos dias concluí a leitura de "Grande Sertão: Veredas", que é aclamado pela crítica literária nacional e internacional. O fato de ser um livro que faz tanto sucesso no exterior realça muito mais a genialidade de Guimarães Rosa do que se pode imaginar, já que grande parte do encanto do romance decorre da linguagem sertaneja, que é impossível de ser traduzida para outros idiomas.
O romance consiste basicamente na narrativa da história dos jagunços Riobaldo e Diadorim. Deixo aqui de entrar em detalhes sobre o enredo para evitar tirar um pouco da emoção de quem ainda vai ler o livro, mas adianto que só quem o lê é capaz de compreender a grandeza da história e o porquê dele ser um livro tão importante para a literatura universal.
Fiquei tão apaixonado pela história que aproveitei a oportunidade para assistir ao filme baseado no romance, que foi gravado em 1965 e contou com a atuação de Milton Gonçalves como um dos jagunços do bando de Riobaldo. É claro que não esperei que o filme estivesse à altura do livro, já que é impossível uma película transmitir todo um encanto que só um livro é capaz de passar, mas não posso negar que me decepcionei, sobretudo em razão das alterações que fizeram no enredo.
Mas, o que desejo enfatizer é: se você gosta de uma boa história, com certeza este deve ser um livro que deve fazer parte da sua lista.

Nenhum comentário: