sexta-feira, 13 de março de 2009

Vale a Pena Postar de Novo I

Em comemoração ao aniversário do SOLA GRATIA, publicamos novamente um texto originalmente postado em 30/03/2008, sob o título "Igreja sem Identidade".

Vivemos uma época em que o homem está desacreditado. Um dia a humanidade achou que a solução dos seus problemas estava na religião. Depois que percebeu que a religiosidade pouco colaborava para o seu progresso (na verdade, mais atrapalhou), o homem passou a ver na ciência a resposta para suas indagações. Também se frustrou ao perceber a precariedade das afirmações científicas, bem como a impotência delas diante das mazelas humanas.

Hoje o homem não consegue mais confiar em nada. Daí seu medo em se posicionar diante dos problemas existenciais. Como resultado disso, consagrou-se a idéia de que todas as formas de crer são válidas. E por acreditar em tudo, acaba-se por não acreditar em nada.

A igreja tem sofrido com isso também, pois muitos cristãos estão perdendo a coragem de levar sua fé às últimas conseqüências. Estão todos ficando no meio-termo. E isto não é bom.

A igreja não pode relativizar sua mensagem com fito de agradar a mais pessoas. Também não pode relativizar a ética cristã, a fim de se tornar mais agradável aos olhos do mundo.

O Mestre falou que não gosta de gente morna, que não é nem fria nem quente. A igreja hoje está assim: morna. Um pouco de Deus, um pouco do mundo. Um pouco de verdade, um pouco de relatividade.


4 comentários:

Anônimo disse...

Com muita tristeza, o texto descreve bem o que ocorrem nas igrejas hoje, e com as varias interpretação dada a palavra de DEUS e dos ensinamentos de JESUS, vejo esse fenômeno como uma profecia de o dia do SENHOr está proximo; precisamos busca-lo de todo coração e examinarmos as crituras tudo ficará mais claro, qual o papel da igreja de JESUS CRISTO na terra e qual o papel de cada um como mensageiro do que foi deixado do JESUS.

Anderson disse...

É verdade, querido Anônimo. Tudo isso é mesmo um sinal do fim dos tempos.
Abs

Will disse...

Eu penso que a religião e a ciência hoje em dia estão perdendo o foco ao qual foram inicialmente concebidas, a salvação de almas da religião e o auxílio à humanidade da ciência. A meu ver, ambas estão sendo induzidas pelo capitalismo a saírem do foco, o que infelizmente tem nos dado mais atraso do que avanço tanto espiritual quanto social. As igrejas estão perdendo a vontade de salvar almas, não falam mais de Deus de uma forma onde a pessoa vá refletir e buscar uma forma de se aproximar dele e consequentemente da salvação, e sim uma forma de manter os "fiéis" existentes e trazer mais "fiéis" para aumentar o dízimo, e isto é decepcionante...

Bom, lógico que este é meu ponto de vista e que não é válido para todas as igrejas, mas a carapuça serve em muitas...

flws...

Anderson disse...

Com certeza a carapuça serve em muitas, meu amigo.
E, de fato, o modo de produção capitalista estende seus tentáculos aos mais variados setores da sociedade, fazendo com que tudo seja apenas mais um meio de se obter lucro.
O grande desafio para nós, e agora falo especificamente da igreja, é buscar manter a pureza doutrinária, mesmo diante de tantas dificuldades. Graças a Deus, muitos ainda se mantém firmes diante das influências negativas na igreja.
Cara, é bom saber que alguém tão novo na fé como você já possui um posicionamento tão maduro e sensato.
Abs