segunda-feira, 16 de março de 2009

Vale a Pena Postar de Novo II


Continuando nossa série comemorativa do primeiro ano do blog, segue abaixo um texto que escrevi e postei aqui no SOLA GRATIA em abril do ano passado. O título é "Evangelho do Consumo" e é um dos meu prediletos.

Uma das notas mais marcantes da época atual é, sem dúvida, o consumismo. Este, no entanto, não ficou do lado de fora da igreja, mas penetrou e consegue influenciá-la de várias maneiras.
Uma das evidências de como o consumismo tem influenciado a igreja é a forma com que se tem enxergado a oração. A conversa com Deus serve basicamente para fazer pedidos e o céu funciona como uma espécie de supermercado espiritual. Tornou-se muito comum a técnica de se exigir coisas de Deus, de "determinar a benção", etc.
Agora, veja: já pensou se falássemos com nossos amigos apenas quando precisássemos de alguma coisa? Seria, com certeza, um relacionamento bastante superficial, pra não dizer interesseiro...
Outra coisa, o evangelho começou a ser apresentado como um produto e, como tal, deve garantir a satisfação do cliente. Por isso, tornou-se bastante conhecida a frase "pare de sofrer", como se fosse verdade que as pessoas, após a conversão, tornam-se imunes às agruras da vida terrena. Esta mensagem é bastante atraente. Para os mais incautos, com certeza.
Um bom produto deve também adaptar-se às mudanças do gosto do freguês, por esse motivo, então, o evangelho teve que passar por algumas remodelações a fim de parecer mais, digamos, comerciável. Hoje, tem-se denominação pra todo gosto. O evangelho ficou "politicamente correto", e se adapta facilmente às circunstâncias deste século (e Paulo continua falando "não vos conformeis com este século...").
Enfim, o cristianismo atual é resultado de muitos processos históricos, que acabaram minando sua mensagem inicial. O consumismo é só mais um deles.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Vale a Pena Postar de Novo I

Em comemoração ao aniversário do SOLA GRATIA, publicamos novamente um texto originalmente postado em 30/03/2008, sob o título "Igreja sem Identidade".

Vivemos uma época em que o homem está desacreditado. Um dia a humanidade achou que a solução dos seus problemas estava na religião. Depois que percebeu que a religiosidade pouco colaborava para o seu progresso (na verdade, mais atrapalhou), o homem passou a ver na ciência a resposta para suas indagações. Também se frustrou ao perceber a precariedade das afirmações científicas, bem como a impotência delas diante das mazelas humanas.

Hoje o homem não consegue mais confiar em nada. Daí seu medo em se posicionar diante dos problemas existenciais. Como resultado disso, consagrou-se a idéia de que todas as formas de crer são válidas. E por acreditar em tudo, acaba-se por não acreditar em nada.

A igreja tem sofrido com isso também, pois muitos cristãos estão perdendo a coragem de levar sua fé às últimas conseqüências. Estão todos ficando no meio-termo. E isto não é bom.

A igreja não pode relativizar sua mensagem com fito de agradar a mais pessoas. Também não pode relativizar a ética cristã, a fim de se tornar mais agradável aos olhos do mundo.

O Mestre falou que não gosta de gente morna, que não é nem fria nem quente. A igreja hoje está assim: morna. Um pouco de Deus, um pouco do mundo. Um pouco de verdade, um pouco de relatividade.


terça-feira, 10 de março de 2009

Aniversário

Neste mês o SOLA GRATIA completou seu primeiro ano de existência. É motivo pra comemorarmos o fato do nosso blog ter sobrevivido durante esse tempo, mesmo diante alguns obstáculos.
É claro que a principal dificuldade que se coloca é a pressão das nossas atividades do dia-a-dia. Se frequentemente elas nos impedem de refletir sobre os temas que gostamos de abordar aqui, quanto mais escrever sobre eles.
Às vezes vêm tempos de aridez em que nenhuma ideia surge sobre o que postar. Outras vezes é o desânimo que toma conta. Mas o que nos faz insistir é o carinho que sempre recebemos. Nem dá pra medir a alegria diante de uma postagem comentada! Também são muito importantes aqueles que não costumam comentar, mas que sempre estão passando por aqui.
E, para relembrar alguns momentos especiais que vivenciamos durante o primeiro ano do blog, vamos ter neste mês a série "Vale a Pena Postar de Novo", em que vamos recordar algumas postagens que marcaram o período.
Se quiser, você pode também sugerir a repostagem de alguma coisa que você curtiu.
Até mais!

domingo, 8 de março de 2009

Aborto e Excomunhão

Na última semana ganhou destaque na mídia o caso da criança pernambucana que foi estuprada pelo padrasto e acabou grávida de gêmeos. Mas o que fez o caso tornar-se mais recorrente nos telejornais foi a excomunhão dos responsáveis pela menina e dos médicos que induziram o aborto. Os médicos entenderam que prosseguir com aquela gravidez significava alto risco para a mãe, de apenas 9 anos de idade, e para seus filhos.
Quero dizer que sou contra o aborto. Até mesmo em caso de estupro. Parto de uma premissa muito simples para fundamentar esta opinião: ora, se o estuprador, que é culpado, não pode ser apenado com a morte, por que matar justamente o mais inocente da história toda?
Mas, a meu ver, a situação da infeliz garota de Pernambuco é diferente. O risco de morte era altíssimo para a mãe e para as crianças. Os médicos, na verdade, não mataram os gêmeos, mas salvaram a mãe. Não foi um ato de morte, mas um ato de vida, que deve ser respeitado por todos nós.