quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A Polêmica do Dízimo

Alguns dogmas são tão enraizados em nossas mentes que raramente somos provocados a refletir sobre a validade bíblica deles.

Certa feita, comuniquei a alguns amigos a intenção de, naquele mês, entregar o dízimo a uma entidade filantrópica.

Fiquei surpreso com algumas reações. Alguns argumentaram que os dízimos somente devem ser entregues na "casa do tesouro". Outros alegaram que, se todos pensarem como eu, a pregação do evangelho vai parar.

Ora, se o dízimo é um sinal de gratidão a Deus e um exercício de desprendimento dos bens materiais, pouco importa a qual instituição o entrego.

A verdade é que o ato de entregar o dízimo é visto por muitos cristãos evangélicos como uma prática cerimonial inarredável. Encarado assim, a prática em nada se diferencia da guarda do sábado e demais imposições da lei mosaica.

É claro que essa ideia deve deixar pastores com os cabelos em pé. É mais fácil ensinar o ato de dizimar como uma obrigação, caso contrário ninguém mais terá interesse em fazê-lo.

Todavia, as doutrinas devem ter supedâneo na Bíblia e não em motivações a ela estranhas.

Nessa mesma linha, sugiro a leitura de um excelente artigo publicado no site Monergismo, que trata da questão da não-obrigatoriedade do dízimo na era da graça. Quem tiver interesse, pode lê-lo clicando aqui.

10 comentários:

JamesCondera disse...

.

Misericórdia, e paz, vos sejam multiplicadas, amados em Cristo,


Louvemos a Deus! Algumas máscaras dos dízimos das igrejas evangélicas templos de tijolos, gradativamente, vêm caindo, e a verdade bíblica transparecendo para a glória de Deus e não de homens afortunados em ensinar doutrinas estranhas a de Cristo.

Por certo que devemos exercitar o desprendimento dos bens materiais, pouco importando a qual instituição a entrega de nossas ofertas, mas não em forma de dízimos, pois, estes fazem parte da Lei mosaica, e para tal, dever-se-á praticar também todos as outras mais de 600 disposições, ordens e proibições, tais como, guarda do sábado, carne de porco, vestimenta (os tzitziot, “franjas com nós”), homens não devem raspar o cabelo das laterais de suas cabeças e barbear-se com uma lâmina, dizer o Shemá Israel duas vezes ao dia, usar tefilin (filactérios) na cabeça, circuncidar todos os indivíduos do sexo masculino em seu oitavo dia, etc, sabendo que, os dízimos [Deuteronômio 14.22-29] são de toda a novidade da semente, que são devidos das colheitas do povo de Israel e levados ao templo (de Salomão, em Jerusalém) para alimentar os levitas, estrangeiros, órfãos e viúvas.

Mas, nosso tempo presente, prima-se por uma geração perversa que, vislumbram pela Palavra de Deus o enriquecimento e solução de problemas financeiros. Muitos adentram as igrejas evangélicas, muitas destas, sinagogas de satanás, para trazerem suas ofertas em forma de barganha, dízimos ou ofertas de amor(???), cumprindo assim a determinação de um mercenário pastoral que afirma ser isto uma “oferta de sacrifício”!! Milhares de evangélicos buscam um Deus, Mercador de bênçãos!!


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.


Fraternalmente,


irmão James.
Jesus, o maior Amor
Comunidade "Adoradores em Casas"
Comunidade "Blogueiros Cristãos"

...
..
.

Anderson disse...

James, muito obrigado pelo seu, como sempre, interessante comentário.
Abs

Fáttima Lago disse...

É lamentável que tantos cristãos encarem a entrega("devolução")do dízimo como uma imposição cerimonial, e o pior de tudo é fazer barganha, é viver com medo e receio de serem amaldiçoados a qualquer momento, o que torna esse ato muito longe de ser um ato de gratidão a Deus ou um exercício de desprendimento dos bens materiais. Ora, se gratidão é uma forma de reconhecer um favor recebido, por que tantos cristão dão o dízimo já querendo outra coisa de volta?


Graça e Paz!

Fáttima Lago

Anderson disse...

Obrigado pelo comentário, Tinha.
Você compreendeu corretamente o objetivo da postagem.

Aline disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aline disse...

Bom, entendo q a palavra diz: Ml 3.10 "trazei todos os dízimos a casa do tesouro p q haja mantimento na minha casa..." Que cristão n sabe de cor este versículo? rsrsrs Questiono-me acerca de quem é a casa de Deus? Onde habita o E. Santo? Não somos nós a casa de Deus...? At 7 A palavra n diz q “Deus na habita em templos feitos por mãos de homens?”
Então, se eu desejo manter, ajudar e/ou sustentar a casa de Deus dando uma oferta a uma pessoa a uma pessoa necessitada, um missionário, um irmão q está ao meu lado do banco da igreja q está passando por privações, necessidades etc Não poderia eu entregar meu dízimo a casa do tesouro? Ou seja, a uma pessoa. P q não? Somos a casa dEle, onde Ele habita...Fazendo isso n me sinto debaixo de maldição...Pois, entendo q as pessoas são o principal objetivo de Deus aqui na terra e não a instituição, organização litúrgica etc. Enfim, a igreja são as pessoas a quem Deus tanto amou e ama. E ainda, digo mais n necessariamente a pessoa tem q ser “crente”, pois Deus se entregou por nós, sendo nós ainda pecadores, ou seja, posso dar, doar, ajudar, ofertar algo meu, até mesmo meu dinheiro p ajudar uma pessoa carente que ainda n se converteu ao cristianismo....Fazendo isso, minha mente e meu coração n me condenam.
PAZ!

Anderson disse...

Oi, Aline.
Acho que sua visão está de acordo com a Bíblia. Não podemos ver o dízimo a partir de uma perspectiva puramente legalista, mas devemos enfatizar o seu significado espiritual.
Muito obrigado pelo comentário!

wagner disse...

Eita quando meche no bolso o negocio pega rsrsrsrs...(pense ai q sao quatro da manha e eu to aqui angustiado com esse tema tao interessante)
Mas, ouso descordar dos amados, em algumas coisas, quanto a doutrina do dizimo. Vou tentar expressar de forma simples o que penso:
1º Costumo entender os ensinos biblicos de forma sistemática... logo, a omissão gramatical de um termo, ou até mesmo a omissão logica to referido tema, nao seria suficiente para anular um ensino expresso bíblico, ainda que no antigo textamento. Assim, entendo tambem que a carga valorativa, moral dos ensinos, inclusives do antigo testamente podem ser usados pela igreja atual (exceto logico, algumas expressamente vedadas no novo testamento, seja explicita ou implicitamente). Assim como Abrãao o fizera, e Deus certamente se agradou disso, não vejo obice algum de que tal pratica permaneça nos nossos dias.
2º Concordo que o dizimo não é apenas um ato cerimonial, entendo ser um ato que pode ser traduzido como gratidçao, obediencia, sujeiçao, fé, etc.
3º Entendo que dizimo é diferente de oferta, a segunda constitui um ato de liberalidade do cristão, ou melhor, a oferta nao tem em regra o carater "obrigatorio" do dizimo.
4º Em nenhum momento vejo no novo testamento que o dizimo nao era mais praticado pela igreja primitiva... vejo situaçoes onde o que se afirma explicitamente acerca das ofertas, apenas isso... (pelo menos até agora rs)
5º Logo, entendo que ainda que no novo testamento nao tenha um respaldo explicito para a pratica do dizimo como obrigaçao, assim eu o tenho para a minha vida, ainda que a finalidade precipua deste nao seja essa.
Bom ja sao 5 da manha, srsrs é isso que eu penso em linha bemmmm resumidas... mas estou aberto a criticas rsr
rsrs agora nao sei pq sinceramente, quando eu nao devolvia o dizimo ou quando eu por algum motivo falho (tipo esqueço de devolver o valor referente a algo que ganhei no meio do mes, etc), nao sei pq, pode ser coisa da minha cabeça rsrsrs, mas da tudo errado em diversos sentidos, principalmente o financeiro... Graças a Deus eu hj o faço (dizimar) com alegria, reconhecendo ser bençao de Deus, uma verdadeira honra devolver o pouco do muito q Ele me deu. Ah eu tb n sei pq, mas hj minha area financeira é uma bençao (kkkkkkk ta parecendo testemunho de membro da universal) sou grato a Deus pelo que Ele me deu e pelo q ele dará se assim ele quiser.

Ahh sim, sou presbiteriano. A IPB tem uma constituiçao e nela um dos deveres do membro comungante é sustentar a igreja financeiramente, mas é interessante que no art. que fala desse dever, nao fala especificamente que é com dizimo ou/e ofertas... será que os amados irmaos "constituintes" tiveram essa mesma duvida ou debate na época? rs
Bom, por fim achei esse topico super relevante, ainda mais num mundo onde o que se vê são brincadeirinhas do tipo "pequenas empresas grandes negocios", dentre outras que todo cristao certamente ja ouviu devido atitudes de pessoas que se dizem crentes...
Cansei de escrever rsrs Mas o blog é muito bom pessoal! Deus abençoe grandiosamente cada um de vcs, concedendo do entedimento e sabedoria que provem Dele. Essa certamente é infalivél.

Bom so queria afirmar que meu grau de convicçao sobre o que escrevi é de 99,9% kkkkkk

abraços

wagner disse...

o tema legal de mais... acordei pensando nele... revendo principios e valores, lembrando de algumas passagens bíblicas...
Bom, hj discordo em parte do autor do texto que anderson postou la do monergismo, mas concordo com algumas, acima são principalmente as partes que eu n concordei... se eu estiver equivocado, por favor me corrijam. È sempre bom aprender de Deus, das coisas Dele... abraço
(ah favor perdoar os erros gramaticais rs)

Anderson disse...

Meu amigo, é muito bom ver um comentário seu por aqui!
Suas ponderações são muito pertinentes e devem ser consideradas. Respeito muito seu ponto de vista, apesar de não concordar com ele.
O importante é provocar a discussão sobre temas que não muito estamos acostumados a refletir.
Muito obrigado pelos elogios ao blog!
Abs