terça-feira, 14 de outubro de 2008

A Autoridade da Bíblia

Escrito pelo luterano Gottfried Brakemeier, o livro A autoridade da Bíblia vai além do que convencionalmente se diz sobre a Escritura, trazendo informações de grande relevância.

É muito interessante a parte em que é explicada a forma que se deu a formação do Novo Testamento, mas fiquei com o pé atrás em muitos pontos, pois o autor parece simpatizar bastante com o liberalismo teológico e a com o método histórico-crítico de interpretação da Bíblia. Não sou renitente diante de um bom argumento, mesmo que liberal, mas ainda mantenho uma linha conservadora em muitos aspectos.

É polêmica a questão da inerrância da Bíblia, por exemplo. O autor acredita na existência de erros nas Escrituras e sou muito cauteloso diante dessa idéia. Prefiro a postura de Norman Geisler, um dos autores de Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e Contradições da Bíblia, segundo o qual não há erros na Bíblia, apenas dificuldades.

Acredito que as limitações humanas podem ter influnciado a escrita da Bíblia, mas de forma alguma isso foi obstáculo para a transmissão das verdades eternas. Não posso acreditar na distinção entre Palavra de Deus e Escritura, pois pra mim são a mesma coisa.

O que importa é que o autor consegue nos fazer refletir sobre muitos assuntos que não somos convidados a pensar com muita freqüência. Merecem destaque também o raciocínio e a argumentação lógica do autor, bem como a clareza da linguagem.

Um comentário:

Unknown disse...

Anderson meu brother!!!...que coisa,isso é muito polêmico o que,que o cara escreve no livro,e diz que existe alguns texto errado ou melhor dizer que Deus tenha errado.Eu ñ acredito...eu acredito no autor do livro:"Manual popular de dúvidas e contradições bíblica".Dizer quer Deus errou isso é uma blasfema contra Deus,Deus ñ erra ele é perfeito....Deus é misterio,à texto que só vamos enteder quando chergamos no céu,que esses textos contraditorios,enigma só serar revelados quando chegarmos lá no Reino de Deus.