quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Reforma e Ecumenismo

O aniversário da Reforma pode trazer a debate a velha questão ecumênica. É preciso tomar cuidado, sobretudo se o ecumenismo significar concessões doutrinárias para aproximar as igrejas.

Francisco Solano Portela Neto, no artigo A mensagem da Reforma para os dias de hoje, informa a existência de dois cânones escritos no auge da Contra-Reforma e que nunca foram derrogados pela Igreja Católica:

Cânon 9: Se alguém disser que o pecador é justificado somente pela fé, querendo dizer que nada coopera com a fé para a obtenção da graça da justificação; e se alguém disser que as pessoas não são preparadas e predispostas pela ação de sua própria vontade—que seja maldito.

Cânon 11: Se alguém disser que os homens são justificados unicamente pela imputação da justiça de Cristo ou unicamente pela remissão dos seus pecados, excluindo a graça e amor que são derramados em seus corações pelo Espírito Santo, e que permanece neles; ou se alguém disser que a graça pela qual somos justificados reflete somente a vontade de Deus—que seja maldito.

Nenhum comentário: