sábado, 9 de abril de 2011

A vida....

              A tragédia brasileira desta semana me abalou profundamente e me fez refletir novamente acerca da vida e do que temos feito com ela.

Conceituando o termo vida, o dicionarista Aurélio traz as seguintes definições: 1. Conjunto de propriedades e qualidades graças às quais animais e plantas se mantêm em contínua atividade, manifestada em funções orgânicas, tais como o metabolismo, crescimento, reação a estímulos etc. 2. Espaço de tempo que os organismos se mantêm nessa atividade desde o nascimento até a morte.

O ser humano é o único ser vivo consciente de sua existência. Por isso, o fato de saber que existimos é muito mais importante do que saber o que é a vida conceitualmente. Não precisamos perder tempo tentando descobrir “o que é a vida”. Fato é que existimos. Por exemplo: aquele seu animal de estimação não “sabe” que está vivo, não tem consciência dessa realidade.
                
            O fato de termos consciência de nossa existência nos capacita a fazer escolhas. Deste modo, somente quando agimos, e, sobretudo, quando fazemos uma escolha é que nos relacionamos com a nossa própria existência.

A vida é efêmera e o Senhor nos diz que ela é semelhante a bruma. Jó (14.1-2) percebendo essa realidade afirmou: O homem, nascido da mulher, é de poucos dias e cheio de inquietação”.
O poeta Gregório de Matos traduziu em versos o drama em que nos encontramos desde que nascemos:

Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
Depois da Luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria.

Porém se acaba o Sol, por que nascia?
Se formosa a Luz é, por que não dura?
Como a beleza assim se transfigura?
Como o gosto da pena assim se fia?

Mas no Sol, e na Luz, falte a firmeza,
Na formosura não se dê constância,
E na alegria sinta-se tristeza.

Começa o mundo enfim pela ignorância,
E tem qualquer dos bens por natureza
A firmeza somente na inconstância.

Quando se vive sem Jesus não passamos de uma sombra que a tudo se conforma, mas que não dá forma a nada. Isaías 55.6-7Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar”.
                
            Jesus é o único que pode nos dar a vida. Quando somos transformados pelo Espírito Santo do Senhor, somos regenerados e nascemos novamente. Em João 11.25 essa afirmação é bem clara: “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente”.
                
          Cristo é a nossa vida – Colossenses 3.4: “Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória”.
              
            O apóstolo (1º) João (5.11-12) é bastante claro e categórico ao afirmar que: “Aquele que tem o filho tem a vida; aquele que não tem o filho não tem a vida”.
                
                Por isso, meu amigo, se desejas viver, de verdade, entrega tua vida a Jesus que o mais ele fará.

Um comentário:

António Je. Batalha disse...

Meu nome é António Batalha, estive a ver e ler algumas coisas de seu blog, achei-o muito bom, e espero vir aqui mais vezes. Meu desejo é que continue a fazer o seu melhor, dando-nos boas mensagens , e falando daquilo que Deus tem feito em sua vida, que a graça e a paz de Jesus continue a ser derramada em sua vida, e o fogo do Espirito Santo continue a usar sua vida.
Tenho um blog Peregrino e servo, se desejar visitar ia deixar-me muito honrado.
Ps. Se desejar seguir meu blog será uma honra ter voce entre meus amigos virtuais, decerto irei retribuir com muito prazer. Siga de forma que possa dar com seu blog.
Deixo a minha benção e a paz de Jesus.