quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A Guerra Está de Volta


Quando vi, anteontem, o tempo expressivo que o Jornal Nacional dedicou à denúncia oferecida pelo Ministério Público de São Paulo contra Edir Macedo e mais nove pessoas, imediatamente pensei: a guerra está de volta.
Dito e certo. No dia seguinte, o Jornal da Record contra-atacou, tentando infirmar a matéria do Jornal Nacional e trazendo alguns fatos nebulosos sobre o passado da Rede Globo.
Na década de noventa a guerra entre as emissoras foi bastante acirrada. De um lado, a Globo exibia vídeos dos pastores contando dinheiro de ofertas, de Edir Macedo ensinando a pedir dinheiro e do Bispo chutando a imagem da santa. Do outro, a Record insistia em denunciar as relações escusas da Rede Globo com o regime militar e seus empréstimos ilegais.
Aconteceu também, na época, uma cisão entre os evangélicos. Caio Fábio, que sempre reprovou as práticas de Edir Macedo, posicionou-se ao lado da Rede Globo. Outra personalidade influente da igreja evangélica, Silas Malafaia, ficou do lado da Rede Record. Segundo Caio Fábio, Silas Malafaia recebia milhares de dólares para ia à TV falar mal dele e da Rede Globo.
Particularmente, não tenho dúvidas sobre a sujeira que é a IURD. Mas sei também que a intenção da Rede Globo, com as reportagens desta semana, não é simplesmente informar. Há todo um interesse por trás desta máscara de imparcialidade, que é o de frear o crescimento da Rede Record.
Mas o que me incomoda nisso tudo mesmo é que em nenhum momento a Rede Globo se preocupa em distinguir a IURD das outras igrejas evangélicas. Tudo isso faz com que todas as igrejas sejam jogadas na vala comum da roubalheira, o que, evidentemente, não é nem um pouco útil para o evangelho.

3 comentários:

claudio pimenta disse...

Temos que ter vergonha de ser evangelicos bons tempos aqueles que eramos chamados de carolas, bodes, PROTESTANTES

http://www.youtube.com/watch?v=QXyTDsbjsnc
depois do desastre do ultimo sabado

queria que o silas tivesse acesso a esse video

http://www.youtube.com/watch?v=J34BKJet43Q&eurl=http%3A%2F%2Fwww%2Evemvertvblog%2Ecom%2F&feature=player_embedded


WWW.EXEJEGUES.BLOGSPOT.COM

vitorferolla disse...

Vou lançar hj ;)

Anderson disse...

Verdade, Cláudio. E Paulo disse que não se envergonhava do evangelho. Naquela época, tudo era bem diferente...
Vitor, acabei de me inscrever na promoção do Amando ao Próximo.
Abraço.