sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Mercantilização

A notícia que uma ex-participante do Big Brother italiana está vendendo a sua virgindade por 2,6 milhões de dólares me fez pensar sobre como absolutamente tudo está se tornando uma mercadoria nos dias de hoje.

As coisas mais importantes e sublimes da vida passaram não ter apenas valor, mas preço também. O resultado disso é que tudo acaba ficando, como uma mercadoria de fato, efêmero e descartável.

Esse fenômeno da atualidade não está acontecendo somente fora das portas da igreja. Há muito tempo já estamos sendo influenciados por essa mercantilização.

Posso aqui mencionar alguns exemplos do que estou falando. O primeiro é o mais extremo: é o caso da IURD, que barateia o evangelho e o transforma numa simples relação de troca, de dar e receber, entre Deus e o homem.

Outro exemplo é o da maioria dos tele-evangelistas, que apresenta Jesus como a solução de todos os problemas das pessoas, que precisam apenas comprá-lo, ou aceitá-lo, como dizem.

As igrejas estão cheias de pessoas para as quais o evangelho não passa de uma mercadoria, e o céu, um supermercado espiritual (como já mencionei aqui no blog em uma postagem com um tema muito parecido com este), a que podem se dirigir de acordo com suas necessidades.

O evangelho é bem mais que essas coisas. É o poder de Deus que transforma as pessoas. É um estilo de vida que tem como alvo adorar a Deus e amar o próximo. Não podemos nos esquecer destas coisas.

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